Projecto Olha-Te




O Projecto Olha-Te define-se como um a Solução Social sem fins lucrativos que visa o apoio a doentes oncológicos e respectivos familiares, bem como a pessoas que ultrapassada a doença necessitam de ajuda na fase de reposicionamento na sociedade, através de actividades terapêuticas complementares ao serviço de saúde, ligadas à arte e ao desenvolvimento pessoal. Uma segunda Missão do Projecto consiste no desenvolvimento de Actividades de Prevenção Primária que também contribuam para a sua sustentabilidade/divulgação. Estas actividades têm como objectivo fomentar o bem-estar e desenvolvimento pessoal de todos que queiram participar, não só os doentes oncológicos.
O Olha-te é um projecto da Associação Recreio Club, Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos constituída em 1923 e foi concebido em 2010 por Célia Antunes, que venceu a doença oncológica.


ATIVIDADES PERMANENTES

Neste momento, temos para oferecer aos doentes oncológicos, para além de apoio psicológico e actividades pontuais que vão surgindo periodicamente, as seguintes actividades permanentes:
2ªfeira:
10h30 – 12h30 – Movimento Vencer e Viver (Liga Portuguesa Contra o Cancro);
18h00 – 19h00 – Sessão de Relaxamento (diversos dinamizadores);
17h00 – 18h00 – Escutar e contemplar música (Padre Eduardo) – Entre a música clássica e temas ligeiros, neste espaço de tempo sentimos a música e ouvimos uma breve história acerca dela. São feitos apelos para escutarmos e percebermos certos estados em nós e como a música pode ser benéfica.
3ªfeira:
10h30 – 11h30 – Sessão de Pilates (Professora Rita Ferreira) – Com exercícios adaptados a cada um dos doentes oncológicos participantes.
5ªfeira:
11h00 – 12h00 – Quinta de Expressão – (Professora e Artista Plástica Cátia Ezequiel) – Na 5ª desfrutamos de momentos de contemplação e expressão.
Podemos através de vários mediadores artísticos expressar sensações, percepções e sentimentos. Aqui é permitido reforçar a partilha do afecto e o desenvolvimento da auto-estima. Seja no adulto ou na criança a arte permite exteriorizar as emoções e sublimar os instintos e, com ela, exprimi-los e não retê-los!



6ªfeira:
10h30 – 11h30 – Sessão de Pilates (Professora Rita Ferreira) – Com exercícios adaptados a cada um dos doentes oncológicos participantes.
Sábado:
11h00 – 13h00 – Escrita Criativa – (Jornalista Francisco Gomes) – Esta actividade permite
pensar com abertura de forma espontânea, numa atitude transformadora.
Explora-se o potencial criativo e a dimensão lúdica contida na palavra para a criação de ficções e de formas de escrita pessoais e originais. Pretende-se criar um campo aberto à experimentação e ao jogo de ideias na escrita, em clima de confiança, de troca e diálogo.
Sessões individuais ou com marcação prévia:
Acompanhamento/ Avaliação Psicológica e Encaminhamento (Psicóloga Marisa Lourenço) A partir da detecção das necessidades individuais e coletivas, realiza-se uma intervenção e acompanhamento psicológico de cada caso de acordo com as dificuldades encontradas. Esta intervenção é realizada quer individualmente, quer em estreita interacção com os recursos afectos ao Projecto, gerindo cada caso de forma integral e aprofundada de modo a atingir os objectivos propostos. 
Relaxamento e Meditação – Sessões semanais, individuais ou coletivas, orientadas por diversos dinamizadores
 Musicoterapia - Sessões individuais e coletivas, orientadas por Artur Correia - Psicopedagogo com especialização em Counselling, Terapias Expressivas e Musicoterapia.
Este ano iremos começar com expressão dramática, dança e yoga do riso.
Ao longo do primeiro ano de existência foram desenvolvidas actividades expressivas dirigidas a actividades dirigidas à comunidade que passamos a citar:


  ACTIVIDADES DE PREVENÇÃO PRIMÁRIA, DE DIVULGAÇÃO E DE SUSTENTABILIDADE DO PROJECTO
ANO 2010
Exposição Solidária «A Cura pela Arte»
 Leilão do «Espelho Coração»
 Sessão fotográfica
 Workshop de Cozinha «Sirva Criatividade neste Natal»
 Projeto de design social Olha-Te / ACT



ANO 2011
 Workshop de Meditação e Relaxamento;
 Workshop de Risotto;
 Workshop de Aromaterapia e Cromoterapia;
 Exposição de espelhos;
 Exposição “Reivenção do comércio “;
 Caminhadas (uma na Primavera e outra no Outono);
2ªSessão fotográfica;
 Feira do livro com muitas iniciativas dinamizadas;
 Operação Gorro Natal;


Para mais informações consultar www.olha-te.oeste.pt e http://www.facebook.com/#!/olhate

1 comentário:

  1. O Projecto Olha-Te define-se como uma Solução Social que visa o apoio a doentes oncológicos e respectivos familiares, bem como a pessoas que ultrapassada a doença necessitam de ajuda na fase de reposicionamento na sociedade, através de actividades terapêuticas complementares ao serviço de saúde, ligadas à arte e ao desenvolvimento pessoal.

    Este Projecto está a ser desenvolvido em Caldas da Rainha e teve o seu inicio a 1 de Outubro de 2010 e define-se como uma solução social para aumentar a qualidade de vida das pessoas que estão a ultrapassar a doença, existindo como plataforma para dar resposta a variadíssimas vertentes. Pretendemos valorizar a condição humana, desenvolver potencialidades e ajudar a ultrapassar momentos difíceis, proporcionando actividades que possam "Dar Vida". Desta forma, será possível contribuir para o bem-estar das pessoas que nos contactem, quer pessoalmente, quer por via da utilização das novas tecnologias.

    A segunda Missão do Projecto visa a Prevenção Primária com a promoção da saúde e protecção específica contra a doença através da valorização do indivíduo, oferecendo momentos de qualidade e bem-estar, fomentando a expressão através da arte e criatividade. As actividades da segunda missão têm também como objectivo a sustentabilidade/divulgação do próprio projecto.

    O Olha-Te é um projecto da Associação Recreio Club, Associação de Solidariedade Social sem fins lucrativos constituída em 1923.

    ResponderEliminar